sábado, 26 de setembro de 2009

Rotinas de Estágio do Quarto Magistério



O terceiro bimestre está findando...

Neste período rápido de dois meses (agosto/setembro), descontado o tempo no qual evitamos aglomerações e contatos próximos com crianças nas atividades de Estágio (gripe), realizamos importantes trabalhos de ensino e aprendizagem, tanto com crianças da Educação Infantil como das Séries Iniciais.


As estagiárias do quarto ano estão finalizando sua regência de aulas em turmas das Séries Iniciais. Destacaram-se pelo empenho no planejamento e desenvolvimento de aulas no ensino de conteúdos específicos propostos pelas professoras em cujas turmas estagiaram. Algumas distinguiram-se pelo enfoque dado aos conteúdos utilizando-se de dinâmicas, brincadeiras e bom relacionamento estabelecido com as crianças. Outras esmeraram-se na utilização de recursos didáticos que oportunizaram o envolvimento dos alunos com a própria aprendizagem. Também cabe destacar a utilização das novas tecnologias: computador, internet, datashow, televisão, DVDs ou fitas VHS. Todas, porém, preocuparam-se em dominar os conhecimentos básicos, pela revisão de literatura e estudo, do que ensinariam em sua semana como professoras estagiárias. Muito têm ainda a aprender como condutoras do processo de ensinar e aprender em sala de aula e fora desta. Mas, como principiantes em sua escolha profissional, estão de parabéns! Parabenizamos a alegria, criatividade, pesquisa, empenho, responsabilidade, bom relacionamento com os profissionais mais experientes e com as crianças.



Aproveitamos para agradecer a todas as professoras das Séries Iniciais da E.E.B.Paulo Blasi pela participação direta na formação destas novas professoras; agradecemos também às tecnólogas da sala de informática, D. Elai, na cozinha e à acessora de direção respondendo interinamente pela direção da escola, Sra Ana Lúcia Thibes. E a todos, que de uma forma ou de outra , colaboraram para o bom êxito no início da vida profissional destas jovens professoras, especialmente crianças das turmas onde vivenciaram esta experiência.



Quanto à prática docente na Educação Infantil, queremos destacar as atividades em andamento nas creches municipais, tendo em vista que nos prés já foram realizadas no primeiro semestre. Nas aulas de Psicologia da Educação e Didática da Educação Infantil, temos priorizado o conhecimento sobre desenvolvimento  de bebês e o cuidado afetivo e educativo com estes na creche. Em outro momento, relataremos um pouco mais destas atividades.


Também nas aulas de Psicologia da Educação fizemos um estudo básico sobre as diferentes deficiências humanas, complementado pelo período de dez horas aulas de observação, conduzida pelos profissionais, educadores que atuam na APAE do nosso município. Segundo as estagiárias do quarto Magistério, foi essencial este contato com crianças, jovens e adultos deficientes, além daquele já vivenciado na E.E.B Paulo Blasi e ACADAV (Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Auditivos e Visuais). Nosso agradecimento, portanto, à equipe de profissionais e educadores da Escola de Educação Especial Menino Deus.


E continua o ano letivo ....,




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para meu aprendizado contínuo.