Especialmente escrito para as alunas do 4º Magistério
Sugestões :
Sugestões :
a)Para ter boas maneiras na comunicação e convivência profissional não é necessário fingimento e nem "sinceras grosserias". Em nosso trabalho não podemos nos comportar como se estivéssemos em nossa casa ou em um local de lazer e descontração. Nem num divã de analista. Claro que o bom humor em nossas relações é melhor que atitudes queixosas que nos impedem de pensar e agir com mais desenvoltura. O bom humor favorece a superação de dificuldades de diferentes naturezas, até mesmo cansaço e dores, presentes em nosso dia a dia de estudo e trabalho. Quem opta por ser professora certamente sabe das exigências de leitura e aprofundamento constantes e do que abre mão para conseguir exercer sua função com qualidade. E que o difícil é desafio, sinônimo para ludicidade. Toda dificuldade superada torna-se logo experiência, facilitadora na superação dos novos desafios!
b)Nossa cotidianeidade requer cordialidade, independente do status de poder conferidos a esta ou aquela função exercida por seres humanos semelhantes a nós. Se as boas maneiras são oferecidas somente a pessoas do "interesse imediato", com empatia por nossas ações ou por medo de retaliações daqueles que abusam de seu poder, haverá falhas com a honestidade e democracia, qualidades indispensáveis na vivência diária com o que mais nos humaniza: o trabalho! Mesmo sendo nosso trabalho, muitas vezes, não devidamente valorizado, é ele nossa base de sobrevivência. Sermos gratas, cumprimentarmos, olharmos para as pessoas, pedirmos desculpas, sempre que preciso; evitarmos comentários maldosos sobre a ação dos outros e "vingancinhas" pessoais são atitudes favoráveis a um clima mais saudável na escola. Se algo não vai bem no trabalho, é hora do diálogo franco, aberto, mas sempre conciliatório. O conflito é bem vindo, desde que permita a mudança para melhor. Escola é um espaço coletivo. Portando, rodas cordiais de conversa pedagógica são primordiais, não são perda de tempo.
c)Boas maneiras verdadeiras são impossíveis sem a beleza da ética, que não nos torna fracos em nossa humildade e dignidade de sermos o que somos, mas fortes na esperança de construirmos, através de nossa profissão, um mundo melhor além do básico pão nosso de cada dia com todos os direitos e deveres de um verdadeiro cidadão, não somente do "pão e circo"; o tempo de massa de manobra urge ser transformado constantemente.
d)Cabe, então, pensarmos o que entendemos por trabalho na escola? O que é trabalhar? Qual a melhor qualidade do trabalho? Em se tratando do profissional professor, o que define seu trabalho como qualificado adequadamente, além do saber pensar, fazer e ensinar enquanto aprende? Pensar também é considerado fazer? Comunicar-se é necessário para os professores ou é uma perda de tempo? Mais ou menos aulas; menor ou maior remuneração; dentro ou fora de sala de aula... Quem pode calcular a melhor qualidade educativa? Quais os interesses por trás das ideologias sobre ser professor?
"A afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade.O que não posso obviamente permitir é que minha afetividade interfira no cumprimento ético de meu dever de professor no exercício de minha autoridade. Não posso condicionar a avaliação do trabalho escolar de um aluno ao maior ou menor bem querer que tenha por ele" (Freire,1996).
"A afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade.O que não posso obviamente permitir é que minha afetividade interfira no cumprimento ético de meu dever de professor no exercício de minha autoridade. Não posso condicionar a avaliação do trabalho escolar de um aluno ao maior ou menor bem querer que tenha por ele" (Freire,1996).
Muito importante seu relato professora!
ResponderExcluirE sinceramente, seu vocabulário é muito rico e inteligente! Deveria publicar suas obras!!!!!!
Sua aluna que lhe admira!!!Ester
Obrigada pela sua participação, Ester!
ResponderExcluirBusquei argumentar algumas idéias para pensarmos a maneira de melhorarmos ainda mais o relacionamento profissional no trabalho educativo escolar.
Conto com suas idéias e atuação prática.Você tem perfil de professora!
Abraços