quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Moralidade


    Existe "lição de moral"?

  Em Psicologia da Educação, sim! Se estudarmos Freud, Piaget, Kolhberg, Selman  veremos estágios desse desenvolvimento... Se revermos Wygotsky, mesmo não definindo estágios universais, há artigos específicos por ele escritos sobre este tema tão essencial na educação.  Sem esquecermos de Wallon e o desenvolvimento  social, cognitivo e afetivo da criança.

  Se sentimos   nossa realidade social às voltas com a falta de ética e  a problemática  da marginalidade, certamente é uma sociedade extremamente falha e rudimentar em suas ações morais como um todo, além de impunemente injusta. A "normalidade" de certos comportamentos, por parte até daqueles que deveriam ser os primeiros a agirem de acordo com valores morais universais e com uma consciência de "alto nível" , exemplifica  a visão de muitos de que "se dar bem, a qualquer custo", só não "se dá"   quem é  "anta e infantilóide". 
   Então, estamos insistindo com o conteúdo desenvolvimento humano e moral com nossas alunas de terceiro e quarto Magistério. Entendemos que a escola também é responsável e influencia na formação de seres humanos "mais morais", bem moralistas (desconstruindo e reconstruindo o significado  desta palavra), de consciência sensível porque capazes de pensar e sentir seus próprios atos em estreita ligação com o universo ao seu redor. Podem até falhar, mas não  à revelia de ações com intenções  corretas e honestas do ponto de vista do bem comum e respeito à vida como bem   mais precioso que existe. Porque honrar princípios morais  não é "santidade"  ou exibicionismo , é  a prática que se faz  sem necessidade de publicidade.

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