Parabenizo o excelente nível de discussão e argumentação estabelecido pelas alunas do quarto ano do curso de Magistério, nas duas últimas aulas desta sexta-feira, no período noturno, com a atividade de "Júri Simulado" sobre a avaliação, tendo como texto base, para fundamentação, o capítulo "Avaliação da Aprendizagem Escolar: um ato amoroso" do livro de Luckesi (Avaliação da Aprendizagem Escolar). Conseguiram explicitar a avaliação enquanto diagnóstico e processo para aprendizagem, diferente do julgamento, somente classificatório, excludente, meritocrático, elitizante. Apontaram as inúmeras possibilidades de aprendizagem através da avaliação enquanto compromisso (por isto ato amoroso!) do professor com a aprendizagem de todos os seus alunos.
Poderíamos repetir mais vezes, essa atividade nos deixa mais perto da realidade e aprendemos a esperar a nossa vez de falar e também a argumentar.
ResponderExcluirOk, Ester!
ResponderExcluirFalar suas argumentações é tão importante quanto escrevê-las.Porém, o espaço para fundamentação através da leitura é permanente. Qualquer conversação para ser de bom nível não prescinde da prática contínua do ato de ler e da participação e presença de todos os envolvidos na discussão.E a realidade educacional é melhor entendida e de nós aproximada quando lemos o que diferentes pensadores da Educação afirmam ou afirmaram sobre esta vivência profissional .
Também lembro-lhe que o diálogo sobre a realidade tem acontecido em diferentes situações e práticas, não só de aulas de fundamentação como também em atividades de Estágio Curricular.
Obrigada pela sua participação!
Abraços