sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Avaliação

Parabenizo o excelente nível de discussão e argumentação estabelecido pelas alunas do quarto ano do curso de Magistério, nas duas últimas aulas desta sexta-feira, no período noturno, com a  atividade de "Júri Simulado" sobre a avaliação, tendo como texto base, para fundamentação, o capítulo "Avaliação da Aprendizagem Escolar: um ato amoroso" do livro de Luckesi (Avaliação da Aprendizagem Escolar). Conseguiram explicitar a  avaliação enquanto diagnóstico e processo para aprendizagem, diferente do julgamento, somente classificatório, excludente, meritocrático, elitizante. Apontaram  as inúmeras possibilidades de aprendizagem através da avaliação enquanto compromisso  (por isto ato amoroso!) do professor com a aprendizagem de todos os seus alunos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Moralidade


    Existe "lição de moral"?

  Em Psicologia da Educação, sim! Se estudarmos Freud, Piaget, Kolhberg, Selman  veremos estágios desse desenvolvimento... Se revermos Wygotsky, mesmo não definindo estágios universais, há artigos específicos por ele escritos sobre este tema tão essencial na educação.  Sem esquecermos de Wallon e o desenvolvimento  social, cognitivo e afetivo da criança.

  Se sentimos   nossa realidade social às voltas com a falta de ética e  a problemática  da marginalidade, certamente é uma sociedade extremamente falha e rudimentar em suas ações morais como um todo, além de impunemente injusta. A "normalidade" de certos comportamentos, por parte até daqueles que deveriam ser os primeiros a agirem de acordo com valores morais universais e com uma consciência de "alto nível" , exemplifica  a visão de muitos de que "se dar bem, a qualquer custo", só não "se dá"   quem é  "anta e infantilóide". 
   Então, estamos insistindo com o conteúdo desenvolvimento humano e moral com nossas alunas de terceiro e quarto Magistério. Entendemos que a escola também é responsável e influencia na formação de seres humanos "mais morais", bem moralistas (desconstruindo e reconstruindo o significado  desta palavra), de consciência sensível porque capazes de pensar e sentir seus próprios atos em estreita ligação com o universo ao seu redor. Podem até falhar, mas não  à revelia de ações com intenções  corretas e honestas do ponto de vista do bem comum e respeito à vida como bem   mais precioso que existe. Porque honrar princípios morais  não é "santidade"  ou exibicionismo , é  a prática que se faz  sem necessidade de publicidade.

sábado, 24 de outubro de 2009

Seu Cérebro é Masculino ou Feminino?

Publicado na revista Época "O cérebro humano pode ser feminino ou
masculino independentemente do sexo biológico de uma pessoa.



http://www.sedentario.org/videos/seu-cerebro-e-gay-14325


P.s: Obrigada pela dica, Beta! 

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Apresentações Teatrais

        Parabenizo as estagiárias da terceira série do curso de Magistério/09 pelas lindas apresentações teatrais realizadas na manhã e tarde de hoje como  colaboração nas comemorações da "Semana da Criança" organizadas pela direção, supervisora escolar e professoras das Séries Iniciais da E.E.B Paulo Blasi.
             As jovens Aline Kominkiewicz, Aline Araújo de Matos,Carolina Aparecida Ferreira, Daniela da Silva Lesse, Franciele Dionísio, Laura Regiane da Rosa Ribeiro, Renata de Lima, Suele Priscila da Rosa Ribeiro e Talize Picinin Bittencourt  brilhantemente apresentaram a historinha infantil "Assembléia dos Ratos". Pude comprovar o empenho (como professora que planeja e acompanha as atividades de Estágio Curricular) desde o ensaio, preparação de figurinos pensados por estas futuras professoras, além dos objetos necessários à composição das cenas.
            A segunda apresentação teatral seguiu o roteiro escrito por mim, em 1997, juntamente com a inspiração das estagiárias daquele ano: "A Nova Estação"!
          Anny Carolini de Souza Gonçalves Raysel, Eva Natalina Paz Seifert, Jaqueline Tesser, Patrícia Paz  Seifert  e Carolina Aparecida Ferreira(esta última substituindo Carla Roberta de Jesus Vicente que não compareceu à atividade) também foram muito felizes, tanto no ensaio como na apresentação (reapresentação!)...
      A terceira apresentação foi a encenação dançada de uma canção homenageando todas as formas de artes (destacando-se a performance dos palhaços), ensaiada pela colega professora Maria Ampessam. Agradeço o empréstimo das roupas de palhaços por esta providenciada para as alunas que as utilizaram também como dois personagens da "Nova Estação".
        Finalmente,   destaco o palco,  enfeitado para este evento pelas já referidas alunas juntamente com a colega professora acima nomeada. Meu agradecimento por esta parceria, não precisei me preocupar com o cenário principal!

       Pude comprovar a validade e valor desta atividade de Estágio Curricular pelos risos das crianças, sua atenção  e participação nas três apresentações.

 

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Crônica Pequena


 Momento Religioso
    Nas ruas próximas do pequeno templo, entre tantos em honra e fé à querida Nossa “Cida”, os romeiros festejam... Também ouve-se o chamado dos malabaristas da sobrevivência prometendo o impossível:
      -Faça uma criança feliz, por apenas dois reais!
    Dentro da casa de oração, os fiéis participam da última missa no dia da padroeira . Lá de fora chegam os acordes do matinezão dançante. Mas a esperança e fé na Mãe é mais forte ...
     Próxima, onde as portas se abrem somente por dentro, uma Maria do povo estende sua mão com simplicidade. E Maria, Estrela de tantos, passa solenemente entre os orantes, abençoando-os através da simbólica imagem  de devoção católica. Mas também esta Maria de carne e osso lembra a outra Maria, como pálida lembrança do que é Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. 
    Imagem e gente , na tarde de 12 de outubro, fazem brotar palavrasvivas. Porque estar com Maria, Mãe de Deus e nossa, é estar nos braços da cálida mansidão da tarde que não é mais tarde mas ainda não se fez noite. Maria, como o poente, encontra-se no mistério do invisível visível e o dia nunca acaba de descobrir, nem anoitecer e noite conseguem esconder. Maria, simplesmente, mora no coração da gente!
(12 de outubro de 2000, Denise Ottonelli)