sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal e Ano- novo


Estamos , novamente, em tempos natalinos, revivendo as "glórias" de uma noite especial em que Deus se aproximou tanto da humanidade que se fez criança recém-nascida, simples e pobrezinha, necessitada de pai e mãe, abrigada numa gruta, moradia de animais cuidados por humildes pastores, os primeiros a receber aquela boa nova.

A humanidade , desde aquela "noite jubilosa", nunca mais foi a mesma porque a notícia daquele nascimento mudou a visão dos homens sobre o amor, sobre Deus, tão afetuoso com suas criaturas feitas a sua imagem e semelhança.

Gostaria que o tempo andasse no ritmo da paz celestial daquela noite "portentosa"; que os homens não corressem tanto em busca da produção e do lucro às custas da vida em nossa casa, nosso planeta terra; que a vida natural pudesse seguir seu bio-ritmo sem estresses, poluições, guerras, catátrofes provocadas pelos descuidos com o meio ambiente. Acredito que a humanidade é capaz de atingir sua maior evolução quando sentir melhor o pensamento do primeiro Natal: "Paz na terra aos homens de boa vontade"!

Que todos possamos começar a construir no ano vindouro a paz, fruto da justiça e do amor, presentes de todo e permanente Natal.




terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Seminário de Avaliação


Ontem, das 20:00 até 22:30, realizamos o II Seminário de Avaliação do Estágio Curricular em Educação Infantil e Séries Iniciais, cujos objetivos foram:
-valorizar as práticas educativas de estudantes e professores do curso de Magistério da E.E.B. Paulo Blasi;
- avaliar os estagiários/08 do curso de Magistério da E.E.B. Paulo Blasi;
- sugerir idéias para o estágio do próximo ano.

As alunas do terceiro Magistério produziram duas apresentações grupais de slides sob a liderança de Carla T. de Moura e Cristina R. C. de Oliveira a respeito das atividades cumpridas no Estágio Curricular do corrente ano, além de outros momentos na vida escolar ( alguns dos presentes, no Seminário, fizeram, livremente, uso da palavra sobre estas atividades e os slides).

Os estudantes do quarto Magistério produziram dois slides de apresentações somente sobre o Estágio Curricular/08, sob a liderança de Alessandra C. Mai e Daiane R. de Meira (igualmente, receberam avaliações orais das professoras presentes, que livremente se manifestaram). E todos, desta turma, responderam a uma questão, sorteada, sobre conteúdo essencial da prática educativa entregando, na sequência, seu relatório de Estágio Curricular para ser apreciado pela "banca examinadora". Cada resposta foi comentada por uma das professoras convidadas, presentes e componentes da banca e mesa de honra (Geni Motta, Ana Lúcia F. Tibes, Maria Ampessam, Estinilava Mazziero, Juvilde Padilha, Eliane Marim, Marize Vieira, Terezinha Pinheiro, Maria Helena Murakami, Rozelene Sartori, Marilene Somensi, Lúcia Petri, Sônia Sutil, Rosana e o professor Aluísio Petronílio).

As estagiárias Cleonice Siqueira e Vanderléia G. de Oliveira, além de auxiliarem na ornamentação e organização do ambiente (no período vespertino) secretariaram o encontro e dinamizaram uma brincadeira avaliativa por elas planejada (das qualidades). Quanto aos demais, do quarto Magistério e que durante o Seminário não apresentaram slide ou dinâmica, foram ouvidos em sua exposição oral sobre as atividades de estágio cumpridas .

Registramos aqui um agradecimento especial à Alessandra C. Mai pela surpresa da mensagem inicial da noite, "Os Ratos", cuja essência enfatiza a necessidade de "voarmos alto", especialmente quando os "ratinhos", invejosos, preguiçosos, fofoqueiros, que distorcem informações, acomodados, etc tentam destruir vivências dos outros. Este "voar alto" significa a nossa resposta em ações de qualidade em nossa vida, especialmente na profissional.

Apesar do calor que fez ontem, sem pausa para recreio, todos os participantes foram disciplinados, sem perder o bom humor, até o término de todas as apresentações juvenis, o que comprova seu talento educativo com as novas gerações. Reiteramos, aqui, os nossos agradecimentos...




sexta-feira, 28 de novembro de 2008

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra

"Bendito seja o sol de outras terras
Que faz meus irmãos todos os homens
Porque todos os homens, um momento, no dia, o olham como eu,
E nesse puro momento
Todo limpo e sensível
Regressam lacrimosamente
E com um suspiro que mal sentem
Ao homem verdadeiro e primitivo
Que via o sol nascer e ainda não o adorava.
Porque isso é natural - mais natural
Que adorar o ouro e Deus
E a arte e a moral ..." (Fernando Pessoa)

"Serei eu, porque nada é impossível,
Vários trazidos doutros mundos, e
No mesmo ponto espacial sensível
Que sou eu, sendo eu por estar aqui

Serei eu, porque todo o pensamento
Podendo conceber, bem pode ser,
Um dilatado e múrmuro momento,
De tempos-seres de quem sou o viver "
(Fernando Pessoa)




domingo, 16 de novembro de 2008

Notícias da Categoria

BRASIL, UM PAÍS DE TODOS OS ESTADOS DA FEDERAÇÃO

Manifestamos a reivindicação da categoria profissional - a implementação do piso salarial nacional para os professores da rede pública estadual e municipal - através de passeata dos professores de Campos Novos, SC (organizada pelo SINTE,Sindicato dos Trabalhadores em Educação) no final da tarde de 14/11/08, entregando documentação reivindicatória na Secretaria de Desenvolvimento Regional e depois na Prefeitura









sábado, 15 de novembro de 2008

Notícias de novembro

Estamos no último bimestre do ano letivo de 2008.

Com as alunas do terceiro e quarto Magistério, nas disciplinas de Estágio Curricular em Educação Infantil e Séries Iniciais, estamos finalizando as atividades e daqui a algum tempo comunicaremos nossas impressões escritas e visuais deste acabamento de ano escolar. Bons algúrios...!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Auto- avaliação

Este curso reaproximou-me do uso das novas tecnologias da informação e da melhor maneira: em atividades com meus alunos.

Sou usuária de computador desde 1997. E costumava fazer pesquisas via WEB; publicar textos em murais internáuticos, além de utilizar a correspondência eletrônica. Do pc, usava o editor de textos, planilhas e impressões escritas pelo windows ou open oficce.

O conhecimento de alguns aplicativos do LINUX EDUCACIONAL e uso do BLOG foi novidade para mim, neste curso, e minha maior dificuldade também (o que pode ser comprovado na publicação final da última apresentação de slides - desformatada ao passar de um sistema operacional para outro em computadores de empréstimo). Também a navegação lenta, mesmo com "conexão rápida", na sala de informática da escola foi inquietante. Exigiu mais paciência que conhecimento.

Enfim, a tecnologia é uma ótima aliada na educação. Sou grata por ter participado deste curso. Mas ainda estamos longe da tão desejada inclusão digital (a nível de escola pública). Então, espelhemo-nos no GOOGLE que tem oferecido tantos serviços gratuitamente porque certamente tem lucrado, ganhado, crescido com tal ação ... Cresçamos nós também ...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pensamentos

Quem lê enxerga melhor o mundo.

Então, vale a pena reler o que escreveu Dorothy Law Nolte:

As Crianças Aprendem o que Vivenciam

Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.
Se convivem com a hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com a inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se convivem com a bondade e a consideração, aprendem o que é respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confiança em si mesmas e naqueles que as cercam.
Se as crianças convivem com a afabilidade e a amizade, aprendem que o mundo é um bom lugar para se viver

terça-feira, 16 de setembro de 2008

ABC do Meio Ambiente para Crianças

No link http://www.uol.com.br/ecokids
encontram-se informações e joguinhos interativos sobre ecologia. Vale a pena conferir!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Relato

Iniciei as atividades do Desafio no dia 06/08.

Também nos dias 11, 13, 18 e 26/08 estive com meus alunos na sala de informática e, mais recentemente, no dia 03/09, totalizando seis horas/aulas de atividade de leitura, pesquisa (via links, propostos no blog, sobre "alfabetização lúdica") e registro escrito individual de resumo por citações. Agradeço a paciência dos jovens futuros professores com a lentidão da navegação nestes dias. Espero que tenha sido problema temporário.

Tirei algumas fotos ilustrativas do estudo em sala de informática e estou registrando o trabalho de reforço em alfabetização que está sendo realizado pelas alunas do terceiro Magistério, com jogos didáticos por elas produzidos ou do pequeno acervo do "Estágio Curricular", além do básico: literatura infantil!

Também estamos nos preparando para participar da "Feira Interdisciplinar Usando a Cabeça" cujo tema é "consciência planetária". Acreditamos que incluir e assumir nosso compromisso de educadores ou futuros educadores, através da alfabetização, é valorizar a vida numa perspectiva interplanetária; quem lê e se comunica através da escrita pode contribuir mais e melhor na solução de problemas ecológicos mundiais.

E o Desafio continua ... Até 05/10 teremos novas informações.

domingo, 7 de setembro de 2008

"Pátria Amada, BRASIL"

Esta é uma “historinha”... Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência ...

UMA VIAGEM DE NARIZES

(Denise Ottonelli, set./2003)


O olfato andava meio sufocado com tantos cheiros carregando os ares ...

Os narizes, de todos os matizes e formatos, achatados, aquilinos, arrebitados, arredondados, narizinhos e narigões, resolveram se encontrar no Congresso dos Cheiros.

Aquilino, pontudo, arqueado, narigão, ladrão de oxigênio, lá esteve Narigal, o nariz do mal:

-Pra que tanta preocupação com os cheiros, seus chatos entupidos?

-Entupido é você, seu inalador e expelente de poluição – disse Narigão, o ancião

          - Apoiado, apoiadooooo! - bradaram vários representantes mundiais, em nariguês, a língua oficial do congresso.

          E foi assim. Quebrando-se todos os protocolos, foram iniciadas as conferências, isto é, as falações e cheirações .


- Excelentíssimo Sr. Narigal, presidente de Bruxal, como se explica que seu país ainda continua soltando no ar quantidade tão grande de poluentes? Nós já não havíamos concordado, lá na terra dos Narizes Amarelos, sobre a limpeza dos cheiros globais? - disse Narigão, jovem consultor para assuntos de narizes.


-Quem disse que eu cumpriria este tratado? Ora, ora ! Desde quando Bruxal deixa de sujar , sujar, sujar ...?

-Foraaaa! Chô! Chispa daqui seu queimador de oxigênio ... destruidor dos nossos ares terrestres –bradaram novamente todos os presentes.

-Chega de nuvens de fuligem, de fumaça, de calor aumentando em nosso planeta e a vida dos seres vivos diminuindo, morrendo ... aos poucos, cheiro a cheiro também! – falou Olfatinho, o representante infantil no encontro interplanetário.

-Temos que obrigar o Narigal a controlar sua respiração. Ele não é o dono do mundo como pensa – disse Nariguda, líder feminina no congresso, ainda sentindo a falta dos narizes das mulheres, inteligentíssimas e pacíficas na disputa por cheiros naturais.

-É... é... pois é, cada um tem que ficar quieto no seu canto sem comunicação com os outros – falou Acomodado, o nariz conformado.

-Não foi isto que eu disse! Controlar a respiração rima com redução ... Não significa isolamento - falou de novo Nariguda.

-Eu entendi: o ar é de todos, mas a responsabilidade é de cada um para mantê-lo em renovação– vibrou Olfatinho, o rapidinho.

Neste momento, a falação cessou. A cheiração foi iniciada.

Cheirador, o nariz inalador, doutor em diferenciação de ares e prêmio Nobel em qualificação da atmosfera terrestre, verdadeiro nariz campeão, havia chegado. Em meio às nuvens brancas, sob o céu amazônico, aspirando ritmadamente naquele pedaço de pátria brasileira respirou:

-Uhm! Uhm! Uhm!

Um silêncio gostoso se fez ouvir naquele momento. Dr. Cheirador era sempre assim: calava fundo e fazia todos sentirem a própria respiração.

Uma tranqüilidade alegre contagiou os narizes congressistas.

Madrigal, até então escutando sem se manifestar, marcou a segunda presença feminina no evento: fungou o nariz em sons de acalanto. Todos diminuíram o ritmo de seus narizes e acabaram adormecendo, sem nenhum artifício químico.

Entretanto, Narigal, presidente de Bruxal, passava mal: sua respiração ficou difícil, entrecortada por pensamentos malígnos: apoderar-se da região Amazônica e ganhar muito dinheiro com a venda de ar em embalagens rotuladas pelo seu país.

Narigal viajou sem se despedir de ninguém, retornando a Bruxal ainda enquanto todos dormiam.

Os outros participantes do congresso, após o amanhecer, esfregaram seus narizes uns nos outros e voltaram mais felizes aos seus países, cheios de paz e novas idéias para cuidar do meio ambiente.

Dizem que Narigal continua agindo do mesmo jeito e a natureza do planeta anda meio revoltada com tanto abuso ... e dizem também que onde lhe “dão uma mãozinha”, ela tem retribuído, sob a forma de vida!





segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ensinando e Aprendendo Através dos Blogs

Quem quiser saber mais sobre blogs na escola, acesse :

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html

Os blogs, como registro sistemático de ensino e aprendizagem, têm-se revelado ferramentas essenciais tanto para professores como para alunos e seus pais no planejamento, execução , avaliação e acompanhamento de atividades de ensino pela pesquisa como metodologia, além de permitir a descentralização de toda esta tarefa no professor que, numa visão tradicional, era o único detentor do saber. A relação com o conhecimento democratiza-se e todos saem enriquecidos pela ampliação de possibilidades de comunicação e aprendizagem via web.


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Atividade 16 - Texto Sobre Tecnologia

Afirmando o Almejado


A tecnologia digital, no uso da INTERNET como recurso de ensino e aprendizagem, é essencial para professores que vivem os tempos de hoje com os olhos no futuro. Porque o futuro é melhor construído, no presente, pela capacidade de educadores interagirem e orientarem, criticamente, seus educandos diante das muitas informações e conhecimentos guardados na rede mundial de computadores, tornando-os meios de inclusão educativa, informativa, formativa, de lazer e humanização dos relacionamentos reais e/ou virtuais com e pelo saber.

A perspectiva de trabalho com as novas tecnologias da informação é de educação integral, tendo em vista que possibilitam o ensino pela pesquisa, com conteúdos atualizados diariamente e com significado social. O professor continua indispensável. O planejamento permanece como uma das atividades básicas da profissão.

Antes de lançar os alunos a um estudo é preciso a pré-seleção (pelo professor)de links a serem consultados. Também é necessária a orientação dos estudantes na utilização das ferramentas de busca e na comparação de informações sobre o conteúdo pesquisado. Há aplicativos, disponíveis no próprio computador, para organização de idéias essenciais sob forma de mapas conceituais, tabelas, gráficos, slides com imagens e sons, entre outras possibilidades que permitem a reflexão e mudança nestes pesquisadores.

Então, apropriar-se do conhecimento, de forma significativa, como sujeito de sua aprendizagem, é objetivo essencial de professores conectados com o mundo de hoje: seus alunos transformam informações em conhecimento porque aprendem fazendo, registrando, respeitando os direitos autorais de idéias, conteúdos e outras produções quando da reelaboração de saberes e comunicação dos resultados de seus estudos. O mundo desses estudantes amplia-se com a troca de informações em várias culturas, linguagens e idiomas.

Fontes:
MAURÍCIO , Wanderléa P. Damásio. Informática Educativa: Uma velha Novidade, Novas Perspectivas. In.: Cultura na rede.
NEITZEL, Luiz carlos. Software Livre: a pesquisa, a comunicação e a aprendizagem com a Internet.
In.: Cultura na rede.



sábado, 23 de agosto de 2008

Atividade 11 - Visita a Blogs

Depois de visitar vários links indicados pela nossa professora (e como é bom contarmos com esta profissional insubstituível, por mais avançada que seja a tecnologia de aprendizagem!) posso afirmar que todo blog é sempre um desafio lúdico ao registro de idéias, aprendizagens, projetos; possibilidade de comunicação livre, na esfera literária, informativa, científica, familiar, escolar, etc.

Por ser lúdico, o desafio não é tão comparativo ou competitivo. É para cada blogueiro ou grupo de blogueiros avaliar e reavaliar o próprio percurso no desenvolvimento de um ou vários projetos.

Há blogs para variados interesses e idades. Em todos eles há sempre uma notícia da hora, o registro de alguma conquista individual ou grupal, a informação detalhada de evento social por vir, a discussão de questão polêmica, o espaço para votação ou participação em enquetes, a troca de informações, experiências e vivências, o desafio à fruição no ler e escrever, a possibilidade de ver e ouvir com tecnologia quase cinematográfica, além do contínuo exercício de ser humano atual que não perdeu suas características essenciais: a afetividade, o pensamento e a ação.

Desde os mais simples (como este instrumental de aprendizagem) aos mais veteranos (entre tantos, o blogntecamposnovos) os blogs viraram febre, especialmente entre jovens (curiosos e inquietos em qualquer tempo).Torço que tal "febre" imunize a todos contra tudo o que seja contrário à vida.Vida é o que mais necessitamos. Sempre!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Tiras de Pensamento

Homenagem ao Dia dos Pais

Atividades Lúdicas


Curso 2 - Alfabetização e Letramento

From: alfaletra, 1 month ago





Atividades lúdicas: as possibilidades na educação


SlideShare Link

Slideshare


Slideshare - passo a passo

From: taisrg, 1 year ago





Passo a passo para publicar uma apresentação no Slideshare


SlideShare Link

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Desafio - continuidade

Identificação da Escola: Escola de Educação Básica Paulo Blasi
Tema:Alfabetização Lúdica
Objetivos: - Entender a ludicidade na alfabetização também como sistematização e direcionamento de atividades, próprias para crianças.
- Utilizar as tecnologias da informação no planejamento de atividades lúdicas para alfabetização de crianças.
Público envolvido: Estagiárias do terceiro e quarto magistério nas disciplinas de Estágio Curricular em Educação Infantil e Séries Iniciais e alunos das Séries Iniciais com dificuldade em seu processo de alfabetização.
Mídias e tecnologias que serão utilizadas: Computadores em rede, na sala de informática; impressora; máquina fotográfica; antigas tecnologias enquanto reciclagem de materiais (revistas, jornais, caixas de papelão) na confecção de jogos e formulação de brincadeiras para alfabetização; livros de literatura infantil; etc.
Ações:
1. Leitura/pesquisa sobre o tema, seguida de registro escrito sistemático de idéias essenciais.
2.Planejamento de atividades lúdicas para alfabetização.
3.Reforço na alfabetização de alunos das séries inciais que estão apresentando dificuldades em seu processo de alfabetização (acompanhamento individualizado ou em pequenos grupos).
4. Produção de texto argumentativo sobre o tema acompanhado ou não de foto ilustrativa, com publicação neste Blogg e, se possível, divulgação deste trabalho realizado, na feira multidisciplinar da escola, em setembro.
Período de realização: Agosto/setembro, podendo se estender até novembro/08.
Referências bibliográficas:

http://www.agab.org.br/cont/artigos/html http://aimoré.net/placas/geral.html

http://www.angela-lago.com.br

www.cadelink.com.br/cat.asp?cod=26

http:www.geocites.com/guineverebr/
monografia.htm

www.monica.com.br

www.recantodasletras.com

www.recria.org.br/links/criancas/

revistaescola.abril.com.br/edicoes
/0190/aberto/mt_120479.shtml



segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Troca de correspondências

Recebi os seguintes textos, das colegas, respectivamente:
Inclusão Afetiva, de Célia Miriam Cardoso Dalpasquale, no qual argumenta a favor da educação inclusiva via priorização do relacionamento de valorização afetiva entre professores-alunos.

A Educação que desejamos, de Janete Kaizer, defendendo a necessidade das novas tecnologias da informação serem utilizadas na educação como instrumentos de aprendizagem e de inclusão social.

Tecnologias na gestão Escolar Administrativa e pedagógica, de Gilséia Padilha Cassiano, texto que defende a necessidade de se garantir o uso das tecnologias da informação de forma integrada nas escolas, a escola buscando parcerias na comunidade, aumentando o seu mundo de inserção administrativa e pedagógica.


Na é um dos espaços privilegiados de elaboração de projetos de
conhecimento, de interação social e de vida.É um espaço de experimentar
situações desafiadoras do presente e do futuro ,reais e imaginárias ,aplicavéis ou
não. Para promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem só é
possível com a união do contéudo escolar com a viv ncia em outros espaços de
aprendizagem, para termos a educação de nossos sonhos formando jovens
felizes e inteligentes.
Na educação tudo está interligado.Se eu não cuido da natureza, se eu não
cuido de uma vida pra frente vamos ter problemas.Temos consci ncia de que,se
não fizermos alguma coisa para mudar, se não nos educarmos para criar
condições novas e diferentes,nós não vamos conseguir sair dessa situação.
A internet facilita está compreensão ,pois nada que acontece no mundo está
livre e independente.Está é a grande tarefa da escola, mostrar para as novas
gerações que tudo está interligado e que a sociedade exige pessoas abertas
para o novo,criativas, inovadoras e principalmente confiáveis.
Numa sociedade em mudança constante e acelerada,além da compet ncia
intelectual,é importante termos pessoas que nos sinalizam com possibilidades
de compreensão do mundo. Antigamente se tinha uma idéia única, um
pensamento único e uma maneira de ser única. Hoje não é mais assim temos
formas de pensar,agir e aprender diferentes um do outro,são todas maneiras de
vermos o mundo e as pessoas.
Porém precisamos colocar tudo isso junto para vivermos num mundo melhor,
com tanta tecnologia e informação para evitarmos a grande desigualdade social
existente atualmente.Que encontremos na educação novos caminhos de
integração do humano e do tecnológico.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Proposta de publicação, em blogger, com meus alunos


Sobre alfabetização Lúdica

Desenvolverei uma atividade de Estágio Curricular em Educação Infantil, no terceiro bimestre/08, pela qual as (os) estagiárias (os) tenham que pesquisar, através da INTERNET e uso da tecnologia digital, sobre "alfabetização lúdica", publicando os resultados deste estudo, sob a forma de textos e/ou atividades (aplicadas ou não),em blogger.

Entre vários endereços para pesquisar sobre ação tão essencial na Educação Infantil e também nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sugiro a lista , inicial, a seguir:


http:www.geocites.com/guineverebr/monografia.htm
Resumo de monografia de conclusão de curso na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, podendo-se clicar e acessar os assuntos que mais interessarem dentro da "importância das atividades lúdicas em alfabetização" (por exemplo: jogos, brincadeiras, sucatas, histórico, etc).

www.cadelink.com.br/cat.asp?cod=26
Seleção de sites infantis, com informações, desenhos e entretenimento para crianças.

www.recria.org.br/links/criancas/
Vários links direcionados para crianças brincarem e pesquisarem. Também para "crianças crescidas"!


revistaescola.abril.com.br/edicoes/0190/aberto/
mt_120479.shtml
É um artigo sobre a necessidade da circulação de diversos tipos de textos na sala de aula de crianças em processo de alfabetização com letramento! Apresenta também sugestões de aulas usando a diversidade textual.

http://www.angela-lago.com.br
Site da escritora Ângela Lago que apresenta, de uma forma lúdica e interativa, artigos por ela escritos sobre literatura infantil; alguns textos e ilustrações originais de poemas, contos, fábulas universais; informações sobre seus livros e publicações, entre outras leituras "saborosas"!

http://www.agab.org.br/cont/artigos/html
Vários artigos sobre a ludicidade infantil, brinquedos, jogos, avaliação e alfabetização.

Boa leitura!


Aprendente Denise



terça-feira, 8 de julho de 2008

Contando sobre minha leitura motivacional ...

Li sobre aquilo que todo educador professor traz dentro de si e desperta em seus alunos; essencial para a formação de valores de amor à vida e aos seres humanos.
(
Para maiores informações sobre o texto original, acesse o seguinte endereço: http://www.eca.usp.br/prof/moran/controladora.htm).

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Atividade 2

Sistema operativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Um sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário

Um sistema operativo pode ser visto como um programa de grande complexidade que é responsável por todo o funcionamento de uma máquina desde o software a todo hardware instalado na máquina. Todos os processos de um computador estão por de trás de uma programação complexa que comanda todas a funções que um utilizador impõe à máquina. Existem vários sistemas operativos; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domésticos, são o Windows, Linux, OS/2 e Mac OS

Linus Torvalds, criador do kernel Linux.

O Linux é o núcleo (kernel) de um sistema operativo compatível com Unix. Segundo Bach (1990), Tanenbaum (1999) e Silberschatz et al (2005), sistema operacional (sistema operativo) e núcleo (quando monolítico) podem ser considerados sinônimos. Foi criado por Linus Torvalds em 1991 e subseqüentemente desenvolvido com a ajuda de programadores de todo o mundo como software livre (SL).


Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão 4.0 (comercialmente chamada Windows 95), era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS




Atividade 2

Escolhi, para analisar, um jogo de visualisação e memorização de cores e seus nomes. Para crianças da Educação Infantil penso que é divertido e interativo, com expressões visuais afetivas dos acertos e erros e também para crianças maiores (enquanto aprendizagem do uso do computador e suas possibilidades) pode se tornar um jogo desafiador.

Atividade 2

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Apresentações

Queridas (os) colegas!

Cá estou para aprender ... aprender ... Virtualmente e realmente!
O nome, sala de professoras, é tão conhecido nosso que corro o risco de cair na obviedade ! Então, minhas amigas e meus amigos, aqui teremos um espaço para colocarmos nossos assuntos de aprendentes e ensinantes em dia.
Espero seu recado! E seu incentivo.
Um abraço!