
Blog de professora, para ser somado a tantos blogs destas e destes profissionais que trabalham com o que há de mais precioso no mundo:o ser humano e sua educação para e pela vida.
terça-feira, 28 de abril de 2009
sábado, 18 de abril de 2009
Momentos do Primeiro Bimestre - 2
Nas aulas de Didática da Educação Infantil e Metodologia de Português e Literatura Infantil, após o estudo dos conteúdos introdutórios, as alunas planejaram e apresentaram (simuladamente) atividades com diferentes linguagens e conteúdos para crianças da creche ou pré-escola. Foram criativas e comunicativas na criação/confecção e/ou utilização de diferentes materiais (sugeridos ou pesquisados) : livros de literatura infantil, fantoches, máscaras por elas confeccionadas, desenhos de imagens de personagens de literatura infantil, massinha de modelar caseira, boliche de garrafas PET, CD de cantigas folclóricas infantis, alfabeto móvel, dobradura de personagens, literários ou não.
O cuidado com a expressão facial e corporal, além de diferentes tons e interpretações através da voz, demonstraram a preocupação das futuras professoras em entrar no mundo lúdico e infantil.
PARABÉNS À TURMA!
O cuidado com a expressão facial e corporal, além de diferentes tons e interpretações através da voz, demonstraram a preocupação das futuras professoras em entrar no mundo lúdico e infantil.
PARABÉNS À TURMA!
domingo, 15 de fevereiro de 2009
"Máximas Numéricas"
A bíblia é uma ótima fonte de leitura poética e reflexiva, tão antiga e por isto mesma permanente.
"Há quatro animais pequenos na terra
que, entretento, são sábios, muito sábios:
as formigas, povo sem força,
que, durante durante o verão, preparam suas provisões;
os arganazes, povo sem poder,
que fazem sua habitação nos rochedos;
os gafanhotos, que não tem rei
e avançam todos em bandos;
a lagartixa, que se pode pegar na mão
e penetra nos palácios reais." (Provérbios: 30, 24-28)
"Há quatro animais pequenos na terra
que, entretento, são sábios, muito sábios:
as formigas, povo sem força,
que, durante durante o verão, preparam suas provisões;
os arganazes, povo sem poder,
que fazem sua habitação nos rochedos;
os gafanhotos, que não tem rei
e avançam todos em bandos;

e penetra nos palácios reais." (Provérbios: 30, 24-28)
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Bilhete
Estimada(o) internauta:
Se você acessar este blog e, porventura, encontrar algum descuido "gramatical" na escrita , por gentileza, poste seu comentário para que eu possa fazer a correção, especialmente se esta for bem intencionada e de professora(or) ou escritora(or) da nossa amada língua portuguesa.
Obrigada,
Professora Denise, Aprendente
Se você acessar este blog e, porventura, encontrar algum descuido "gramatical" na escrita , por gentileza, poste seu comentário para que eu possa fazer a correção, especialmente se esta for bem intencionada e de professora(or) ou escritora(or) da nossa amada língua portuguesa.
Obrigada,
Professora Denise, Aprendente
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Reinício das Aulas
Dia 10/02/09 reiniciaremos as atividades com os alunos e isto remeter-nos-á a mais um desafio a ser construído durante este ano. Que ele seja vencido pela nossa dedicação ao trabalho e por todos aqueles e aquelas que neste participarem.
Que o Senhor da vida nos abençoe!
Que o Senhor da vida nos abençoe!
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Fórum Social Mundial
Belém (PA) - As oito edições do Fórum Social Mundial (FSM) “avisaram” o mundo sobre o colapso do modelo econômico que gerou a crise financeira internacional que os mercados vivem atualmente. A avaliação é de Oded Grajew , um dos idealizadores do FSM. Hoje (27), ele participou de entrevista coletiva em Belém. Até domingo (1°), a capital paraense será a sede da megareunião.
Grajew rebateu as críticas de que o FSM é uma instância de reclamação, que não propõe soluções. Segundo ele, as alternativas foram apontadas ao longo dos anos, mas não tiveram repercussão entre os responsáveis pelas políticas públicas e pelos investimentos mundiais.
“Diziam que os recursos eram limitados. Agora na crise, de repente, apareceram trilhões de dólares para socorrer montadoras, bancos e empresas falidas e que poderiam ter sido usados para combater a pobreza, melhorar saúde, a educação”, argumentou.
Na avaliação de Grajew, o dinheiro repassado atá agora a empresas e instituições financeiras para amortecer os impactos da crise seria “mais que suficientes” para combater a fome, a pobreza e melhorar o acesso à saúde e à educação no planeta.
O ativista atribuiu parte da falta de visibilidade para as propostas do Fórum à cobertura da imprensa, que, segundo ele, tenta “folclorizar” a reunião.
A representante do Fórum Social Europeu, a italiana Rafaela Bolini, lembrou que nas primeiras edições do megaevento os movimentos sociais e organizações da sociedade civil que “denunciavam a globalização neoliberal e o mercado capitalista” sofreram criminalização e até repressão política.
“E a denúncia era verdade. A denúncia dos perigos para a humanidade, para o planeta e para a natureza era verdadeira. E estamos aqui porque essa realidade precisa ganhar visibilidade”, enfatizou Rafaela.
Um dos desafios do FSM, segundo Rafaela, é evitar a fragmentação e construir propostas e alternativas à crise. “A solução para esta crise não será real se vier dos mesmos que a criaram”, avaliou.
“A construção de um novo mundo vai estar em nossa mãos, cabe a nós construí-lo. Temos um desafio monumental pela frente. Nosso desafio é repensar o desenvolvimento, mas com direito à esperança, à ousadia, à utopia”, acrescentou o sociólogo Cândido Grzybovski, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e também membro do Conselho Internacional do Fórum.
(Informações copiadas do blog http://www.estudandodireito.blogspot.com/
Grajew rebateu as críticas de que o FSM é uma instância de reclamação, que não propõe soluções. Segundo ele, as alternativas foram apontadas ao longo dos anos, mas não tiveram repercussão entre os responsáveis pelas políticas públicas e pelos investimentos mundiais.
“Diziam que os recursos eram limitados. Agora na crise, de repente, apareceram trilhões de dólares para socorrer montadoras, bancos e empresas falidas e que poderiam ter sido usados para combater a pobreza, melhorar saúde, a educação”, argumentou.
Na avaliação de Grajew, o dinheiro repassado atá agora a empresas e instituições financeiras para amortecer os impactos da crise seria “mais que suficientes” para combater a fome, a pobreza e melhorar o acesso à saúde e à educação no planeta.
O ativista atribuiu parte da falta de visibilidade para as propostas do Fórum à cobertura da imprensa, que, segundo ele, tenta “folclorizar” a reunião.
A representante do Fórum Social Europeu, a italiana Rafaela Bolini, lembrou que nas primeiras edições do megaevento os movimentos sociais e organizações da sociedade civil que “denunciavam a globalização neoliberal e o mercado capitalista” sofreram criminalização e até repressão política.
“E a denúncia era verdade. A denúncia dos perigos para a humanidade, para o planeta e para a natureza era verdadeira. E estamos aqui porque essa realidade precisa ganhar visibilidade”, enfatizou Rafaela.
Um dos desafios do FSM, segundo Rafaela, é evitar a fragmentação e construir propostas e alternativas à crise. “A solução para esta crise não será real se vier dos mesmos que a criaram”, avaliou.
“A construção de um novo mundo vai estar em nossa mãos, cabe a nós construí-lo. Temos um desafio monumental pela frente. Nosso desafio é repensar o desenvolvimento, mas com direito à esperança, à ousadia, à utopia”, acrescentou o sociólogo Cândido Grzybovski, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e também membro do Conselho Internacional do Fórum.
(Informações copiadas do blog http://www.estudandodireito.blogspot.com/
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Mensagem de Natal e Ano- novo

Estamos , novamente, em tempos natalinos, revivendo as "glórias" de uma noite especial em que Deus se aproximou tanto da humanidade que se fez criança recém-nascida, simples e pobrezinha, necessitada de pai e mãe, abrigada numa gruta, moradia de animais cuidados por humildes pastores, os primeiros a receber aquela boa nova.
A humanidade , desde aquela "noite jubilosa", nunca mais foi a mesma porque a notícia daquele nascimento mudou a visão dos homens sobre o amor, sobre Deus, tão afetuoso com suas criaturas feitas a sua imagem e semelhança.
Gostaria que o tempo andasse no ritmo da paz celestial daquela noite "portentosa"; que os homens não corressem tanto em busca da produção e do lucro às custas da vida em nossa casa, nosso planeta terra; que a vida natural pudesse seguir seu bio-ritmo sem estresses, poluições, guerras, catátrofes provocadas pelos descuidos com o meio ambiente. Acredito que a humanidade é capaz de atingir sua maior evolução quando sentir melhor o pensamento do primeiro Natal: "Paz na terra aos homens de boa vontade"!
Que todos possamos começar a construir no ano vindouro a paz, fruto da justiça e do amor, presentes de todo e permanente Natal.
A humanidade , desde aquela "noite jubilosa", nunca mais foi a mesma porque a notícia daquele nascimento mudou a visão dos homens sobre o amor, sobre Deus, tão afetuoso com suas criaturas feitas a sua imagem e semelhança.
Gostaria que o tempo andasse no ritmo da paz celestial daquela noite "portentosa"; que os homens não corressem tanto em busca da produção e do lucro às custas da vida em nossa casa, nosso planeta terra; que a vida natural pudesse seguir seu bio-ritmo sem estresses, poluições, guerras, catátrofes provocadas pelos descuidos com o meio ambiente. Acredito que a humanidade é capaz de atingir sua maior evolução quando sentir melhor o pensamento do primeiro Natal: "Paz na terra aos homens de boa vontade"!
Que todos possamos começar a construir no ano vindouro a paz, fruto da justiça e do amor, presentes de todo e permanente Natal.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Seminário de Avaliação
Ontem, das 20:00 até 22:30, realizamos o II Seminário de Avaliação do Estágio Curricular em Educação Infantil e Séries Iniciais, cujos objetivos foram:
-valorizar as práticas educativas de estudantes e professores do curso de Magistério da E.E.B. Paulo Blasi;
- avaliar os estagiários/08 do curso de Magistério da E.E.B. Paulo Blasi;
- sugerir idéias para o estágio do próximo ano.
As alunas do terceiro Magistério produziram duas apresentações grupais de slides sob a liderança de Carla T. de Moura e Cristina R. C. de Oliveira a respeito das atividades cumpridas no Estágio Curricular do corrente ano, além de outros momentos na vida escolar ( alguns dos presentes, no Seminário, fizeram, livremente, uso da palavra sobre estas atividades e os slides).
Os estudantes do quarto Magistério produziram dois slides de apresentações somente sobre o Estágio Curricular/08, sob a liderança de Alessandra C. Mai e Daiane R. de Meira (igualmente, receberam avaliações orais das professoras presentes, que livremente se manifestaram). E todos, desta turma, responderam a uma questão, sorteada, sobre conteúdo essencial da prática educativa entregando, na sequência, seu relatório de Estágio Curricular para ser apreciado pela "banca examinadora". Cada resposta foi comentada por uma das professoras convidadas, presentes e componentes da banca e mesa de honra (Geni Motta, Ana Lúcia F. Tibes, Maria Ampessam, Estinilava Mazziero, Juvilde Padilha, Eliane Marim, Marize Vieira, Terezinha Pinheiro, Maria Helena Murakami, Rozelene Sartori, Marilene Somensi, Lúcia Petri, Sônia Sutil, Rosana e o professor Aluísio Petronílio).
As estagiárias Cleonice Siqueira e Vanderléia G. de Oliveira, além de auxiliarem na ornamentação e organização do ambiente (no período vespertino) secretariaram o encontro e dinamizaram uma brincadeira avaliativa por elas planejada (das qualidades). Quanto aos demais, do quarto Magistério e que durante o Seminário não apresentaram slide ou dinâmica, foram ouvidos em sua exposição oral sobre as atividades de estágio cumpridas .
Registramos aqui um agradecimento especial à Alessandra C. Mai pela surpresa da mensagem inicial da noite, "Os Ratos", cuja essência enfatiza a necessidade de "voarmos alto", especialmente quando os "ratinhos", invejosos, preguiçosos, fofoqueiros, que distorcem informações, acomodados, etc tentam destruir vivências dos outros. Este "voar alto" significa a nossa resposta em ações de qualidade em nossa vida, especialmente na profissional.
Apesar do calor que fez ontem, sem pausa para recreio, todos os participantes foram disciplinados, sem perder o bom humor, até o término de todas as apresentações juvenis, o que comprova seu talento educativo com as novas gerações. Reiteramos, aqui, os nossos agradecimentos...
-valorizar as práticas educativas de estudantes e professores do curso de Magistério da E.E.B. Paulo Blasi;
- avaliar os estagiários/08 do curso de Magistério da E.E.B. Paulo Blasi;
- sugerir idéias para o estágio do próximo ano.
As alunas do terceiro Magistério produziram duas apresentações grupais de slides sob a liderança de Carla T. de Moura e Cristina R. C. de Oliveira a respeito das atividades cumpridas no Estágio Curricular do corrente ano, além de outros momentos na vida escolar ( alguns dos presentes, no Seminário, fizeram, livremente, uso da palavra sobre estas atividades e os slides).
Os estudantes do quarto Magistério produziram dois slides de apresentações somente sobre o Estágio Curricular/08, sob a liderança de Alessandra C. Mai e Daiane R. de Meira (igualmente, receberam avaliações orais das professoras presentes, que livremente se manifestaram). E todos, desta turma, responderam a uma questão, sorteada, sobre conteúdo essencial da prática educativa entregando, na sequência, seu relatório de Estágio Curricular para ser apreciado pela "banca examinadora". Cada resposta foi comentada por uma das professoras convidadas, presentes e componentes da banca e mesa de honra (Geni Motta, Ana Lúcia F. Tibes, Maria Ampessam, Estinilava Mazziero, Juvilde Padilha, Eliane Marim, Marize Vieira, Terezinha Pinheiro, Maria Helena Murakami, Rozelene Sartori, Marilene Somensi, Lúcia Petri, Sônia Sutil, Rosana e o professor Aluísio Petronílio).
As estagiárias Cleonice Siqueira e Vanderléia G. de Oliveira, além de auxiliarem na ornamentação e organização do ambiente (no período vespertino) secretariaram o encontro e dinamizaram uma brincadeira avaliativa por elas planejada (das qualidades). Quanto aos demais, do quarto Magistério e que durante o Seminário não apresentaram slide ou dinâmica, foram ouvidos em sua exposição oral sobre as atividades de estágio cumpridas .
Registramos aqui um agradecimento especial à Alessandra C. Mai pela surpresa da mensagem inicial da noite, "Os Ratos", cuja essência enfatiza a necessidade de "voarmos alto", especialmente quando os "ratinhos", invejosos, preguiçosos, fofoqueiros, que distorcem informações, acomodados, etc tentam destruir vivências dos outros. Este "voar alto" significa a nossa resposta em ações de qualidade em nossa vida, especialmente na profissional.
Apesar do calor que fez ontem, sem pausa para recreio, todos os participantes foram disciplinados, sem perder o bom humor, até o término de todas as apresentações juvenis, o que comprova seu talento educativo com as novas gerações. Reiteramos, aqui, os nossos agradecimentos...
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
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