Entendemos que nosso trabalho na formação de novas professoras (es) requer o exercício de competências básicas na educação de crianças. Neste sentido, valorizar a ludicidade , significando vivência de desafios , é um dos nossos objetivos essenciais neste processo de ensino e aprendizagem significativa.
Nos dias vinte e seis e vinte e nove do mês de abril do corrente ano, realizamos uma pequena oficina de atividades lúdicas com as estagiárias do quarto ano do curso de Magistério. Especificamente objetivamos:
-Aprender
algumas brincadeiras, jogos e dinâmicas com as diferentes linguagens da Educação Infantil: oral, literária, musical, matemática,
escrita, comunicação e expressão visual.
-Exercitar
a habilidade de confecção/utilização de alguns recursos
didáticos próprios para o ensino-aprendizagem na Educação
Infantil, com materiais simples e recicláveis.
- Valorizar
a pesquisa, em diferentes fontes, no planejamento de aulas para
crianças da Educação Infantil.
Depois do encontro, todas receberam subsídio escrito descritivo das
atividades feitas e sugestões de várias outras ( totalizando sessenta e cinco)
que, num tempo de apenas
cinco horas aulas, não foi possível demonstrar mas
resumidamente contêm
algumas possibilidades de práticas lúdicas a serem inseridas/adequadas em
planejamentos/projetos específicos em diferentes situações escolares no
Estágio
Estágio
Curricular. Também fornecemos as fontes bibliográficas da nossa oficina
para nossas alunas. Felizmente, há ótimas fontes de consultas, on line ou
não,
para o trabalho de professoras, além da experiência e da observação da ação
pedagógica, laborativas também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para meu aprendizado contínuo.