Adorei a ideia da revista Educar para Crescer, visível clicando-se no link, abaixo:
Brincadeira alusiva  ao dia do livro
Blog de professora, para ser somado a tantos blogs destas e destes profissionais que trabalham com o que há de mais precioso no mundo:o ser humano e sua educação para e pela vida.
sábado, 29 de outubro de 2011
sábado, 15 de outubro de 2011
Ser Professora
        Gostaria de dizer, o  bastante em palavras , o que significa, em  minha vida ,  "ser professora  ".  Mas tudo o que aprendi até o  momento presente  sobre a profissão, com todos os seus encantos e  mazelas, silencia sempre mais  minha voz e quase que somente fica  reservado ao fundo da alma, nos olhos, enquanto ainda conseguem olhar e  nos ouvidos, enquanto ainda conseguem ouvir. 
       Quanto mais o tempo passa,  mais aumenta minha vontade de silenciar, silenciar... O que aprendi,   não somente com meus mestres mas com todas as referências de vida e  profissão possíveis   em minha realidade pessoal e social, são  base para entender, a cada dia que passa, mesmo  sem perfeição, a importância de  perceber ... Quando noto, mesmo a mais óbvia das necessidades e  possibilidades  educativas, abre-se o meu horizonte de esperança feita de  hojes diários e muita confiança no porvir . Torno-me, ainda que por  momentos,  na vida de alguém uma referência, a que posso ser no exato  instante  em que devo ser, com todas as imperfeições inerentes a minha  condição de sujeito de ações humanas.  Ser professora é, ainda,  especial, apesar de todos os senões! 
       Infelizmente, nosso mundo confunde humildade com fraqueza e vê a arrogância como sinônimo de força. Ensinar torna-se uma relação de poder  e,  aprender,  um comércio de interesses mal conduzidos e necessidades mal resolvidas. Sinto como imensa minha responsabilidade profissional e social enquanto professora, haja paciência histórica e atenção ao contexto! O conhecimento científico e acadêmico é nada quando falta percepção e  humildade em nossos atos, se  é inútil na aprendizagem dos educandos.
Assim, o tempo dedicado ao trabalho tira um pouco o sentimento de alegria de viver a percepção de um dia após o outro . Ser professora é ser cansaço, tantas vezes, mas parece que este não "pode" existir. Imagine ...
Assim, o tempo dedicado ao trabalho tira um pouco o sentimento de alegria de viver a percepção de um dia após o outro . Ser professora é ser cansaço, tantas vezes, mas parece que este não "pode" existir. Imagine ...
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Como é Bom Ser Criança
         Cabra-cega,  pegador, acerte o alvo, pula corda, pula-elástico, pingue-pongue de garrafa PET, vai-e-vem de garrafa PET  , boliche de garrafas PET com beijinho, coelho-sai-da-toca com  bambolês, palhaços, palhacinhas, boneca Emília, fadinha -borboleta,  brinquedos, brincadeiras e personagens se misturaram na manhã e tarde de  onze de outubro, véspera do dia da criança. Nossos estagiários   do curso de Magistério empenharam-se em brincar com os alunos de  primeiro ao quinto ano, auxiliando os professores e a E.E.B. Paulo Blasi  em homenageá-los...  Teve raquetes e pequenos ensaios de jogadas ...  bola e chutes a gol; cama elástica e piscina de bolinhas também. Foi  bonito de se ver! Mas o trenzinho de bambolês, inventado pelas crianças,  é a minha foto escolhida para simbolizar como é bom ser criança!
P.s: Agradecimentos especiais à turma de 4º ano de Magistério/11 e às estagiárias Alexssandra, Eliane, Sheronline e Taleska, do 3º ano.
Assinar:
Comentários (Atom)
 
